sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Arquitetura Minimalista

+Termo:
A arquitetura minimalistadista caracteriza-se pela presença de planos perpendiculares que constróem o espaço tridimensional, a partir de uma configuração volumétrica de formas depuradas, considerada simples e refinada. Tal raciocínio projetual é eventualmente apontado como minimalista, sendo uma referência importante na arquitetura minimalista pós-moderna.
Pode-se dizer que o minimalismo foi interpretado de várias maneiras no campo da arquitetura e do design de interiores. O estilo pode ser facilmente identificado pela construção "limpa" e sem excessos, pelo uso de cores neutras e materiais industriais modernos. Também é notável a ausência de adereços desnecessários, o que pode, num primeiro momento, trazer uma imagem "fria" e desconfortável, em que a estética sacrifica o conforto. Por esse motivo, muitos dos profissionais que adotaram esse estilo não concordam com o título.
Casa M

A casa “M” foi projetada em 2005 pelos arquitetos Michel Weenick e Brian White do escritório nipo-americano architecturew .
Localizada nos suburbios de Nagoya, Japão, a casa busca contrastar com o entorno através de uma linguagem moderna e minimalista.




Em resposta ao site em aclive e com limitado acesso à rua, a residencia foi projetada para tirar o máximo proveito do terreno.
Uma área de living no piso superior, em balanço sobre o acesso principal, é envelopada nas fachadas norte e sul por porta de correr em vidro, o que possibilita abrir o espaço para insolação, ventilação e visualização da paisagem.
























Localização: Nagóia, JapãoArquitetos: Michel Weenick e Brian White – architecturewAno construção: 2005

0 comentários:

Postar um comentário